JUSTIÇA


Jojo Todynho vence primeira disputa judicial contra o PT no Rio de Janeiro 

Cantora conseguiu decisão favorável em ação que questionava uso de imagem em campanha política sem autorização 

Foto: Instagram/@jojotodynho

 

A cantora Jojo Todynho obteve vitória na primeira instância judicial em processo movido contra o Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro. A disputa envolve o PT que argumenta que a influenciadora usou indevidamente a imagem do partido. 

De acordo com os autos, Jojo havia participado de um podcast e dito que o PT ofertou a ela R$ 1,5 milhão para declarar apoio ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A defesa da cantora alegou que não houve uso indevido do nome do partido e não caracterizava violação de direitos de imagem e personalidade. 

“Quem teria oferecido? O partido político? Algum mandatário ou filiado? Empresário, coligação ou instituição financeira? Não se pode saber”, destacou o promotor em seu parecer. Com isso, o Ministério Público considerou que não há justa causa para o prosseguimento da ação. “A queixa-crime é inepta”, disse o documento. 

A Justiça determinou que não houve uso indevido de imagem, e com isso a cantora não descumpriu regra alguma. A decisão ainda cabe recurso, mas representa uma vitória inicial para Jojo Todynho. 

A artista, conhecida por hits como “Que Tiro Foi Esse?”, recebeu apoio de alguns seguidores, e outros discordaram da forma com que a cantora age com o PT.