JUSTIÇA


Ex-subsecretário da ‘Máfia do ISS’ é preso na Bahia após condenação

Arnaldo Augusto Pereira foi condenado a 18 anos por esquema que desviou mais de R$ 500 milhões em São Paulo

Foto: Reprodução/TV Globo

 

O ex-subsecretário de Planejamento de Santo André e ex-subsecretário da Receita Municipal de São Paulo, Arnaldo Augusto Pereira, foi detido nesta quarta-feira (15) no município de Mucuri, na Bahia. Ele havia sido condenado em 2019 a 18 anos de prisão por envolvimento no esquema conhecido como “Máfia do ISS”, que desviou recursos da prefeitura paulista entre 2007 e 2013. 

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Pereira estava vivendo sob identidade possivelmente falsa, tendo até forjado a própria morte para escapar do cumprimento da pena. Ele foi localizado após mandado de prisão preventiva expedido com base em indícios de manipulação documental. 

As investigações apontam que ele recebeu propina de R$ 1.177.000,00 para autorizar a construção de empreendimento urbano em Santo André. No momento em que ocupava cargo na subsecretaria de arrecadação de São Paulo, ele teria coordenado fraudes em que auditores concediam reduções indevidas no ISS e embolsavam os valores excedentes. 

Pereira já havia sido preso em operações anteriores (2019 e 2021) e condenado por corrupção. Após certidão de óbito falsa apresentada nos processos, o Ministério Público paulista havia pedido sua prisão preventiva e o restabelecimento da execução penal, além do sequestro de bens vinculados ao ex-subsecretário.