JUSTIÇA


Ex-deputado do Rio TH Joias será transferido para presídio federal

Preso desde setembro deste ano, o político é acusado de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho

Foto: Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro/Divulgação

 

O ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias, será transferido do Complexo de Gericinó para alguma penitenciária federal nesta terça-feira (16). O horário e o destino não foram divulgados.

TH Joias também ficará detido em regime disciplinar diferenciado, com regras mais rígidas. Isso significa, entre diversas sanções, que ele terá que ficar em uma cela individual, e suas correspondências e visitas passarão a ser monitoradas.

A transferência do ex-parlamentar foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na mesma ação que prendeu o desembargador Macário Ramos Júdice Neto, e que ocorre na sequência da prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacelar.

TH Joias está preso desde setembro deste ano, após ser acusado de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho, além de diversas ações de favorecimento à organização criminosa.

Vazamento

A Polícia Federal já tinha encontrado indícios de que Bacelar foi informado, antecipadamente, sobre a operação que prenderia TH Joias e alertou o ex-deputado para que ele conseguisse esconder provas.

Depois de examinar o celular de Bacelar, a PF encontrou indícios de que a fonte do vazamento tenha sido o desembargador Macário Ramos Júdice Neto, relator do processo.

A decisão de transferir TH Joias para o regime diferenciado no sistema penitenciário federal atende a pedidos da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República.

Com informações da Agência Brasil