JUSTIÇA


Defesa de Bolsonaro pede autorização ao STF para visita de Tarcísio de Freitas na Papuda

Pedido inclui ainda familiares e aliados políticos do ex-presidente, que segue preso por decisão do ministro Alexandre de Moraes

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil | Celso Silva / Governo de São Paulo

 

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que ele receba a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Bolsonaro está preso no local conhecido como “Papudinha”, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (19) e também inclui a autorização para a entrada de Diego Torres Dourado, cunhado do ex-presidente, e do pecuarista Bruno Scheid, vice-presidente do PL de Rondônia. A decisão sobre a solicitação cabe ao ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro e Tarcísio estiveram juntos pela última vez em setembro de 2025. Em dezembro do mesmo ano, o STF chegou a autorizar uma visita do governador, mas o encontro acabou sendo cancelado em razão da decretação da prisão preventiva do ex-presidente.

Bolsonaro foi transferido para a Papuda na última quinta-feira (15), após decisão de Moraes. Segundo o ministro, a mudança garante condições mais adequadas de custódia. “A transferência possibilitará o início imediato da intervenção fisioterapêutica requerida pela Defesa que, segundo seus médicos, precisa ser realizada no início da noite, o que não é possível na Superintendência da Polícia Federal, em virtude das condições administrativas e de segurança, mas será plenamente viável no novo local do custodiado”, afirmou.