ESPORTE


Por causa das guerras, Israel deve ser suspenso de competições europeias pela Uefa

Federação europeia deve votar na próxima semana a exclusão dos israelitas de suas competições; decisão não afeta uma possível participação do país na Copa do Mundo de 2026

Foto: Reprodução

A Uefa federação europeia de futebol, deve realizar na próxima semana uma votação de emergência que pode suspender a seleção de Israel de suas competições, em meio à crescente pressão política.

A decisão não impactaria a participação do país na Copa do Mundo. Os Israelitas disputam com a Itália uma vaga na repescagem da competição, tendo ainda dois duelos para ambos, incluindo uma partida entre eles.

A federação europeia se sentiu pressionada para promover a votação. O assunto ganhou força após especialistas da ONU pedirem o banimento do país, diante do que chamam de genocídio nos territórios palestinos ocupados.

Os Estados Unidos, um dos países sedes da Copa do Mundo de 2026, se posicionou contra à suspensão de Israel.

“Trabalharemos para impedir qualquer esforço de banir Israel da Copa do Mundo”, afirmou um porta-voz do Departamento de Estado americano à Sky News.

Jibril Rajoub, presidente da Associação Palestina de Futebol, defendeu que sanções imediatas sejam impostas a Israel.

“Israel violou princípios, valores e estatutos da FIFA. Acredito que deva ser punido, e as sanções devem partir tanto da UEFA quanto da Fifa”, afirmou à emissora TV2.