ESPORTE


Justiça britânica inicia julgamento de processo de Felipe Massa contra F1 por título de 2008

Brasileiro pede reconhecimento como campeão de 2008 e indenização de R$ 440 milhões por corrida manipulada no GP de Singapura

Foto: Reprodução

Teve início na terça-feira (28), no Reino Unido, as audiências do processo movido pelo piloto brasileiro, Felipe Massa, contra a Fórmula 1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e Bernie Ecclestone (ex-chefe da F1), em relação ao título da temporada de 2008.

A ação de Massa tem como base o ocorrido no GP de Singapura daquele ano, quando a equipe Renault deu ordens para que o brasileiro Nelsinho Piquet batesse propositalmente para ocasionar a entrada do safety car (carro de segurança) e beneficiar seu companheiro, Fernando Alonso, que venceu a corrida.

Felipe, que na época corria pela Ferrari, liderava a prova até o acidente de Nelsinho, quando precisou parar nos boxes e teve problemas no abastecimento, terminando o GP em décimo terceiro.

Caso a corrida tivesse sido anulada, Massa teria conquistado o título mundial daquela temporada.

No processo, o brasileiro pede reconhecimento como campeão e indenização de cerca de R$ 440 milhões. Massa afirma que sua luta não é com Lewis Hamilton, campeão de 2008, mas contra uma corrida manipulada que mudou o rumo do campeonato.

As audiências irão decidir se o processo irá continuar ou ser arquivado. Esta parte do julgamento está programada para ir até o dia 31 de outubro.