ESPORTE


Hugo Calderano é barrado nos EUA e fica fora de torneio em Las Vegas

Brasileiro foi impedido de competir por ter visitado Cuba em 2023

Foto: Reprodução/COB

 

O mesatenista Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial, foi impedido de participar do WTT Grand Smash, torneio internacional de tênis de mesa iniciado nesta quinta-feira (3) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O motivo foi uma restrição relacionada a uma viagem feita por ele a Cuba em 2023.

Calderano, que tem cidadania portuguesa, costuma ingressar nos EUA por meio do programa de isenção de visto (ESTA). No entanto, conforme as regras de imigração norte-americanas, cidadãos que tenham visitado Cuba recentemente perdem a elegibilidade para essa facilidade.

A viagem à ilha caribenha foi para participar do Campeonato Pan-Americano e da seletiva olímpica para Paris-2024, ambos eventos oficiais da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Após ser notificado da restrição, Calderano mobilizou sua equipe e buscou um visto emergencial, com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico americano. Apesar da aprovação do pedido, não houve tempo suficiente para a realização da entrevista consular antes do torneio.

Em nota, o atleta lamentou o episódio: “É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos.”