ESPORTE


A menos de um ano para Copa, Trump ameaça mudar sedes por questões de segurança

Presidente cita que as cidades de Seattle e São Francisco são "governadas por lunáticos radicais de esquerda"

Foto: Reprodução/@gianni_infantino

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira (25) que tentaria mudar transferir partidas da Copa do Mundo de 2026 se considerasse que alguma das cidades do país que sediará o evento não é segura.

A fala é um ataque direto às metrópoles de Seattle e São Francisco, que, segundo Trump, são “governadas por lunáticos radicais de esquerda”.

A Fifa programou seis partidas no Lumen Field, em Seattle, e seis no Levi’s Stadium, em Santa Clara, que fica a cerca de uma hora de São Francisco.

Na teoria, o presidente dos EUA não teria poder para ordenar uma troca de sede, no entanto, Trump tem uma relação de amizade com Gianni Infantino, presidente da Fifa, o que poderia ajudar na mudança.

“Se eu achar que não é seguro, vamos tirá-lo daquela cidade. Então, se acharmos que alguma cidade será um pouco perigosa para a Copa, ou para a Olimpíada (de 2028), você sabe onde eles têm o direito de derrubar a Olimpíada, mas para a Copa do Mundo em particular, como eles estão sediando jogos em tantas cidades, não permitiremos. Vamos tirá-la um pouco de lugar. Mas espero que isso não aconteça.”, disse o presidente dos EUA.

O sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontece no dia 5 de dezembro, em Washington, capital americana. Além dos EUA, o torneio também será disputado no México e no Canadá, entre junho e julho. Ao todo, 48 seleções participam da luta pelo troféu mais valioso do futebol.