ESPORTE


CBF e Governo Federal articulam candidatura do Brasil à Copa do Mundo de Clubes de 2029

Reunião com Lula e Gianni Infantino, em Brasília, busca apresentar apoio institucional como diferencial; Ancelotti participa do encontro

Foto: Divulgação CBF

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo Federal vão reforçar, nesta segunda-feira (26), a intenção do Brasil de sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. O tema será tratado em uma reunião, em Brasília, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Fifa, Gianni Infantino, do dirigente da CBF Samir Xaud, do ministro do Esporte, André Fufuca, e do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti.

Embora a Fifa ainda não tenha aberto oficialmente o processo de candidatura, a CBF pretende apresentar o apoio do Governo Federal como um trunfo na disputa para receber a competição. Outros países, como Espanha, Marrocos e Catar, já manifestaram interesse em sediar o torneio, que teve sua primeira edição no novo formato realizada nos Estados Unidos, em 2025, com título do Chelsea.

A articulação ocorre enquanto Infantino cumpre agenda no Brasil relacionada à Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no país entre junho e julho, com 32 seleções. O Mundial feminino também deve ser pauta do encontro no Palácio do Planalto, assim como a possibilidade de o Brasil sediar um dos próximos congressos da Fifa.

Dentro de campo, o Flamengo, campeão da Libertadores de 2025, já está garantido na próxima edição da Copa do Mundo de Clubes. Na Europa, o Paris Saint-Germain também tem vaga assegurada. A CBF vê o momento como estratégico para consolidar o Brasil como palco de grandes eventos do futebol internacional.