Wagner Moura vence Cannes de Melhor Ator por “O Agente Secreto”
Kleber Mendonça Filho leva Melhor Diretor pelo mesmo longa

Foto: Divulgação
O cinema brasileiro brilhou neste sábado (24) no Festival de Cannes, na França. O ator Wagner Moura foi premiado como Melhor Ator por sua atuação em “O Agente Secreto”, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, que também foi agraciado com o prêmio de Melhor Diretor.
Mendonça Filho subiu ao palco para receber o troféu em nome de Moura e fez questão de destacar a parceria entre os dois:
“Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Espero que O Agente Secreto traga muitas coisas a ele”, afirmou.
Críticos internacionais elogiam filme
O filme, que estreou no festival com uma recepção calorosa – cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post –, também conquistou o Prêmio da Crítica no evento, consolidando-se como um dos destaques desta edição.
A recepção da crítica internacional ao longa foi entusiasmada, de acordo com o G1. O The Guardian classificou o filme como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”, atribuindo nota máxima à produção. O jornal britânico ainda descreveu o trabalho de Moura como uma performance “complexa e simpática”.
Já o Hollywood Reporter chamou o filme de “magistral” e destacou o “retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro”. Segundo o veículo, “ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”.
O site The Playlist também exaltou o longa, avaliando-o com nota A+ (cinco estrelas) e definindo a atuação de Moura como central:
“Ele comanda o belíssimo drama criminal. Uma obra-prima. O esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira [a de Mendonça Filho] sem tropeços até agora”.