ENTRETENIMENTO


‘Musculatura da Alma’: Max Tovar lança obra literária que tem meditações guiadas narradas por Anitta

Guia voltado para fortalecer a conexão entre corpo, mente e espírito chega nesta sexta-feira (28) às livrarias

Foto: Divulgação

Existe remédio para uma ferida herdada? Como tratar um machucado invisível? Muitas dores residem no inconsciente, mas suas consequências são sentidas na pele, de forma tão real quanto um ralado no joelho. É justamente nesse território, onde ciência interior, memória e emoção se encontram, que o corpo exige uma jornada de autocura e fortalecimento. Essa é a ideia que sustenta o mais novo livro da cosmoterapeuta Max Tovar, que chega às livrarias nesta sexta-feira (28), com meditações guiadas narradas por Larissa Machado (Anitta).

Foram mais de 30 anos de dedicação à evolução espiritual e energética do ser humano que a levaram ao seu primeiro esboço. Com 252 páginas divididas em 33 capítulos – seguindo a lógica das 33 vértebras da coluna vertebral –, Max traz em seu quinto livro reflexões sobre gratidão, humildade, autoaceitação e vícios. A obra convida o leitor a se expressar por meio de espaços para escrita reflexiva e desenhos ao final dos capítulos, que são encerrados com narrações das meditações guiadas por Larissa. Esses recursos foram escolhidos para integrar de forma prática e imediata os conceitos teóricos apresentados ao longo da leitura ampliando a internalização e absorção dos aprendizados.

A proposta do livro é ressaltar o autoconhecimento como ferramenta de autocura para angústias, ansiedades e o vazio interno. Em uma sociedade cada vez mais imediatista, Max sugere que o leitor pare, respire e observe sua própria trajetória. Para ela, a busca incessante por resultados é uma das maiores fontes de frustração. “Durante minha jornada, percebi essa tendência humana de querer alcançar uma linha de chegada simbólica. Estamos em constante busca por um ‘prêmio’ invisível para suprir um vazio interno e que só pode ser tratado com autoconhecimento e inteligência energética”, afirma Tovar.

As inteligências energéticas, segundo Max, não são conceitos místicos. Pelo contrário, elas se organizam em quatro núcleos – mente, emoção, ação e concretização – que, em harmonia, contribuem para uma vida mais equilibrada no plano pessoal, emocional e profissional. Conquistá-las pode ser um trabalho árduo, mas, assim como nos treinos de academia, a constância fortalece a “musculatura da alma”, trazendo mais definição, resistência e força, com efeitos perceptíveis no dia a dia.

“De tantos benefícios e ensinamentos que a jornada espiritual me trouxe, um dos maiores foi conseguir estar realmente consciente nas minhas escolhas. Sejam elas para o bem ou para o mal. Estar em equilíbrio depende de um exercício quase muscular. É preciso estar vigilante, treinar, tomar conhecimento para si com leituras e meditações. Isso impactou muito a minha vida e resolvi de alguma forma contribuir para esta obra, sabendo que ela poderia impactar outras pessoas da mesma maneira. Transformar as meditações como parte da minha rotina de cuidados, fez toda a diferença. É um compromisso diário que vale muito a pena”, comenta Larissa.

‘O que realmente importa para mim?’

Existe uma pergunta que ecoa durante toda uma vida e que, tantas vezes, é colocada em segundo plano: o que é realmente importante para cada um de nós? O livro convida a um olhar interior capaz de reorganizar prioridades e usá-las como guias de evolução pessoal. Cada capítulo funciona como uma “vértebra de consciência”: um exercício simples, uma reflexão objetiva e um gesto que fortalece a autogestão emocional e a capacidade de autocura.

Mais do que conceito, a xamã apresenta um método. Alinhar a coluna favorece o fluxo nervoso – coordenação e funções corporais –, desbloqueia o fluxo vital – estabilidade emocional e clareza mental – e permite ao leitor sustentar escolhas com serenidade. O resultado é menos tensão, postura mais consciente, foco ampliado e presença nas relações e no trabalho.

Max também é idealizadora do estudo da Cosmologia Energética e criadora de métodos próprios de reprogramação das inteligências energéticas — entre eles o Mapa Gestacional, que serviu como base para o “Musculatura da alma”. O livro é uma extensão prática da ferramenta, que é capaz de revelar padrões inconscientes formados desde a gestação, promovendo autoconhecimento, autocura e expansão de consciência.

Para a cosmoterapeuta, esse processo é essencial para compreender a própria existência, romper ciclos e atingir uma autocura profunda. “Ao tornar nossas memórias visíveis, identificamos comportamentos automáticos ligados a elas. Com essa consciência das nossas próprias atitudes, conseguimos assumir o comando da nossa própria vida e energia”, finaliza.

Link do livro: https://tinyurl.com/sbj8a5wp