ENTRETENIMENTO


Ivete Sangalo é a cantora favorita de pessoas ligadas ao tráfico na Bahia, aponta pesquisa

Levantamento ouviu quase 4 mil moradores de favelas envolvidos na cadeia do tráfico em 23 estados do país

Foto: Barbara Landim/Paulo Pinho

 

A cantora Ivete Sangalo aparece como a artista feminina mais citada por pessoas ligadas ao tráfico de drogas na Bahia, segundo o levantamento “Raio-X da Vida Real”, divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Data Favela. No cenário nacional, o primeiro lugar feminino ficou com Ludmilla, seguida por Marília Mendonça e Alcione.

A pesquisa ouviu 3.954 pessoas acima de 12 anos que desempenham funções regulares no ecossistema criminoso do tráfico, distribuídas por favelas de 23 estados. O perfil predominante dos entrevistados é composto por homens (79%), majoritariamente negros, com idades entre 13 e 26 anos. O estudo mostra ainda que 80% nasceram e cresceram em favelas e que 70% se declaram religiosos, principalmente católicos.

Regionalmente, 43% dos entrevistados vivem no Nordeste, 29% no Sudeste, 20% no Norte, 6% no Sul e 2% no Centro-Oeste.

No ranking geral de cantores preferidos, Belo lidera com 11,6%, seguido por Oruam (11,2%) e MC Poze do Rodo (10,6%).

Na Bahia, entre as cantoras, o resultado foi o seguinte:

Ivete Sangalo — 14,3%

Anitta — 8,1%

Alcione — 5%

Ludmilla, Marília Mendonça, Viviane Batidão, Iza, Manu Batidão, Simone Mendes e Joelma — 4% cada

O estudo também identificou os gêneros musicais mais consumidos por esse público na Bahia. Pagode e samba aparecem no topo, com 26,7%, seguidos por funk (14,4%). Outros estilos, como forró/piseiro/sertanejo (12,1%) e rap (5,4%), também foram citados. Trap e gospel empataram com 3,9%, enquanto pop (2,1%) e rock (1,3%) tiveram menor adesão. O levantamento aponta ainda que 13,1% afirmaram não ter um gênero preferido.