ENTRETENIMENTO


Globo demitiu Daniela Lima após pesquisa apontar GloboNews como ‘canal de esquerda’

Jornalista foi considerada a personificação do levantamento por ter posicionamento progressista, segundo entrevistados

Imagem: Reprodução/GloboNews

 

A demissão de Daniela Lima da GloboNews ocorreu após uma pesquisa de opinião Quaest apontar a emissora como um “canal de esquerda”. O resultado incomodou diretores de jornalismo da empresa, que decidiram agir, segundo o colunista Gabriel Vaquer, do jornal Folha de S. Paulo.

No levantamento, assinantes do canal indicaram que a linha editorial seria alinhada à narrativa de partidos como PT e PSOL. Além disso, espectadores da GloboNews afirmaram que se sentem incomodados com brigas ao vivo e análises políticas irônicas, numa crítica ao tom informal de alguns apresentadores e comentaristas.

Daniela Lima foi considerada a personificação desta pesquisa por ter, de acordo com os entrevistados, um posicionamento progressista e, supostamente, mais alinhado à esquerda sobre diversos assuntos. Suas postagens nas redes sociais, com críticas a ministros mais conservadores do STF, por exemplo, também pesaram na decisão.

A emissora avalia quem ocupará o lugar de Daniela no Conexão GloboNews. O mais cotado nos bastidores é Rafael Colombo, ex-CNN Brasil e Jovem Pan, atualmente repórter da emissora em São Paulo.

No resultado da sondagem, foi apresentada uma nuvem de palavras citadas pelos assinantes, e nela aparece o termo “gracinha”. Esse, segundo a pesquisa, é um dos exemplos do que deve ser evitado em um programa jornalístico da GloboNews. “Você gosta da forma como os apresentadores se portam no ar?”, foi uma das perguntas feitas no questionário