ENTRETENIMENTO


‘Momento difícil em família’, diz Gilberto Gil após morte de Preta

Cantora e empresária, de 50 anos, tratava um câncer colorretal descoberto em 2023

Foto: Reprodução/Instagram @pretagil

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil se manifestou, no domingo (20), após a confirmação da morte da filha, Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra um câncer. Em uma nota divulgada no perfil no Instagram, o artista pediu a compreensão de amigos, fãs e profissionais de imprensa diante do “momento difícil em família”.

Ainda conforme o texto, a família Gil está cuidando dos procedimentos para a repatriação do corpo de Preta ao Brasil. “Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, acrescenta a nota.

Luta contra o câncer

A cantora e apresentadora Preta Gil morreu aos 50 anos, deixando uma legião de fãs, amigos e familiares comovidos. Filha de Gilberto Gil, Preta construiu uma carreira marcada por autenticidade, força e compromisso com causas sociais, especialmente a luta contra o preconceito e em defesa das mulheres. 

Preta enfrentava, desde 2023, uma intensa batalha contra um câncer no intestino. Sempre transparente sobre a luta, ela usou as redes sociais para conscientizar o público e compartilhar momentos delicados com coragem e sensibilidade. 

Trajetória 

Nascida em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira iniciou sua carreira musical nos anos 2000, misturando ritmos como samba, pop e axé, com letras que celebravam o amor-próprio e a liberdade. Hits como “Sinais de Fogo”, “Stereo” e “Sou Como Sou” tornaram-se hinos de autoaceitação. 

Além da música, atuou como apresentadora, atriz e influenciadora digital, sempre com forte presença nas redes sociais e pautas progressistas.