ENTRETENIMENTO


Festival Virada Salvador terá mais de 60 atrações, 100 horas de música e Ivete Sangalo na contagem regressiva

Evento acontece de 27 a 31 de dezembro na Arena O Canto da Cidade.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (18) a programação do Festival Virada Salvador 2026, que vai ocorrer entre os dias 27 e 31 de dezembro deste ano. O evento, que já se consolidou como a maior festa de Réveillon do Brasil, terá mais de 60 atrações durante os cinco dias de shows, somando mais de 100 horas de música na Arena O Canto da Cidade, localizada na orla da Boca do Rio.

Durante o anúncio da grade de atrações do palco principal, o prefeito Bruno Reis explicou que o objetivo da gestão municipal, ao divulgar a programação com antecedência, é ajudar na atração de turistas para a capital baiana, além de garantir que os soteropolitanos não viajem para fora e passem o final de ano na cidade.

“Essa é uma demanda do trade turístico, esse segmento tão importante para a nossa economia. Sempre há o desejo de que a gente possa antecipar o quanto antes o anúncio. Tanto, que hoje estou fazendo o anúncio do Virada, semana que vem faremos do Natal e, na outra semana, do Novembro Salvador Capital Afro”, disse.

A cantora Ivete Sangalo será a atração do momento da virada de ano e responsável por fazer a contagem regressiva que antecede o grande espetáculo pirotécnico, retomando uma tradição do festival: “Entre todas as opções e convites que ela recebeu de todo o Brasil, Ivete, como uma artista baiana, preferiu ficar em Salvador. E nós preferimos ela para abrir a chegada do Ano Novo”, comentou o prefeito. No ano passado, o momento foi comandado pela primeira vez por Léo Santana.

Festival – Esta será a 11ª edição do Festival Virada Salvador, que já se consolidou como um dos principais eventos do calendário nacional de festas de fim de ano, reunindo artistas consagrados de diferentes estilos. Além da grade musical, o público ainda pode aproveitar áreas de lazer, espaços gastronômicos e redes de serviços dentro da arena.

O evento ainda movimenta a economia da cidade, fortalecendo os setores de turismo e serviços. A expectativa é de uma movimentação econômica superior a R$400 milhões durante o período, com mais de 500 mil turistas na cidade e 100% de ocupação hoteleira.

Economia – O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou como o período é importante para a movimentação da economia soteropolitana. Maior festival gratuito de música do país, o Virada Salvador é o segundo maior evento da capital baiana, perdendo apenas para o Carnaval em termos de movimentação econômica.

“Temos muito orgulho desse produto, que hoje já se posiciona como o maior festival de música em espaço público do Brasil. O Virada Salvador possui a organização de um grande festival privado. Temos um aparato de segurança e de serviços públicos funcionando 24 horas durante cinco dias de festa. Não há nenhum evento no Brasil com essa infraestrutura”, afirmou Edington.

Segundo o presidente da Saltur, o evento contribui para a cidade figurar sempre entre os destinos mais procurados para o final de ano. “O Festival Virada foi um produto construído com esse propósito, para a gente poder se destacar ainda mais em um período importante para a cidade. Então, acho que a gente está colhendo os frutos desse trabalho. É uma grade de atrações bastante diversificada, com o conceito de reunir o melhor da Bahia que vai para o Brasil e o melhor do Brasil no gosto dos baianos”, explicou Isaac.

Confira a grade de atrações do palco principal: