ENTRETENIMENTO


Festival Paisagem Sonora encerra 7ª edição com debates e shows no Rio Vermelho

Programação reuniu seminários, artes visuais e apresentações de Ilê Aiyê e Lazzo Matumbi na Casa Rosa

Foto: Evandro Pitta

 

O Festival Paisagem Sonora concluiu sua 7ª edição neste domingo (7), na Casa Rosa, no Rio Vermelho, após três dias de atividades que envolveram música, educação e valorização da cultura afro-brasileira. Promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o evento ocorreu de 5 a 7 de dezembro, com entrada gratuita e ampla participação do público.

O curador do Festival e Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Danilo Barata, avaliou o evento como um marco para a área. “Os nossos seminários estiveram com casa cheia. Esse interesse do público e a qualidade do que foi debatido elevam muito a qualidade do festival, a pertinência dele e sua motivação. Acho que estamos no caminho certo. É um avanço em uma área que precisamos acertar e ir desbravando nesse conceito de Organizações da Resistência, que pra gente é muito caro, porque são essas organizações que fortalecem a nossa missão institucional como universidade”, afirmou.

A programação do último dia incluiu um seminário sobre o Museu Itamar Assumpção, com a presença da cantora, compositora e filha do artista, Anelis Assumpção, que apresentou o processo de criação do acervo virtual dedicado ao artista. Em outra mesa, o Clube da Radiola discutiu o álbum “Atrás do Pôr do Sol”, de Lazzo Matumbi, lançado em 1988, em debate mediado pela pesquisadora Tatiana Lima.

O público também acompanhou shows do Ilê Aiyê, que levou clássicos do repertório do bloco afro ao palco, e de Lazzo Matumbi, que recebeu Anelis Assumpção em uma participação especial. A curadoria do evento destacou o interesse do público e o esgotamento rápido dos ingressos como indicadores do fortalecimento do projeto.

Criado no Recôncavo baiano, o Festival Paisagem Sonora é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRB, com apoio da SECADI/MEC, Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura.