ENTRETENIMENTO


Festival A Bossa: Alexandre Leão celebra legado de João Gilberto

Evento em Juazeiro reúne grandes nomes da música brasileira às margens do Rio São Francisco

Foto: Divulgação de Tiara Cerqueira

O Festival A Bossa, que acontece de 28 a 30 de novembro em Juazeiro, traz Alexandre Leão entre as principais atrações. O evento celebra o legado de João Gilberto e reforça a influência da Bahia na criação da Bossa Nova, reunindo nomes como Lenine, Vanessa da Mata e Roberta Sá. Realizado às margens do Rio São Francisco, o festival propõe uma imersão na música, na poesia e na cultura que ligam o estado ao nascimento de um dos movimentos mais marcantes da música brasileira.

Cantor e compositor baiano, Alexandre Leão iniciou sua carreira aos 17 anos, quando Maria Bethânia gravou Paiol do Ouro (parceria com Olival Mattos) no disco Memória da Pele. Desde então, teve canções gravadas por Ivete Sangalo, Rosa Passos, Margareth Menezes, Família Caymmi, Gabriela Melim, Marcelo D2 e Arnaldo Antunes. Suas composições também integraram trilhas de filmes como Se Eu Fosse Você e novelas como Mutantes – Caminhos do Coração e Cúmplices de um Resgate.

Leão levou sua música a países como Portugal, Alemanha, EUA, Holanda, Áustria e Argentina. Recebeu o Prêmio Copene, o Troféu Caymmi e o Festival Educadora FM, além de ser o único artista a se classificar em três categorias distintas no Prêmio Visa: cantor, compositor e violonista.

Com o álbum Axé, Babá (2005), o artista apresentou releituras de clássicos do Carnaval baiano. A canção Vumbora Amar foi incluída no disco internacional Brazilian Café, da gravadora Putumayo, e regravada em 2022 por Adriana Calcanhoto e Francisco Gil. Desde 2005, Alexandre mantém a mais longa temporada musical da Bahia.

Ao lado de Margareth Menezes, participou do projeto Para Gil e Caetano, com mais de 70 apresentações pelo país e registro em DVD pelo Canal Brasil. Entre seus trabalhos recentes estão os álbuns Música e Músicos (2019) e Axé, Babá 18 anos (2023).

Durante o Festival A Bossa, Alexandre Leão levará ao público um repertório que traduz sua trajetória entre o samba, o axé e a Bossa Nova, dialogando com o tema do evento: “A Bossa de João e do Rio”. Integrado ao Festival Edésio Santos da Canção (FESC), o evento é uma celebração à música feita na Bahia.