ENTRETENIMENTO


Exposição ‘Memória: relatos de uma outra História’ estreia em Salvador com artistas negras de vários países

Mostra no Muncab integra a Temporada França-Brasil 2025 e propõe reflexão sobre identidade e memória da mulher afro-diaspórica

Foto: Divulgação

A exposição internacional ‘Memória: relatos de uma outra História’, tem início em Salvador nesta terça-feira (4), às 18h30, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) – localizado na Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico. O evento integra a Temporada França-Brasil 2025, fazendo parte do circuito internacional de arte negra, que reforça a cena cultural da ‘cidade mais negra fora da África’.

A mostra conta com assinaturas de artistas negras nacionais e internacionais, oriundas das terras do Senegal, Gana, Zimbábue, República do Congo, Argélia e Madagascar. Elas trazem influências franco-camaronesas e de outros territórios, tanto da França, como também da Itália, Estados Unidos e Brasil.

O evento, que passou por cidades como Bordeaux (França), Abidjã (Costa do Marfim), Iaundé (Camarões) e Antananarivo (Madagascar), fica em cartaz até o dia 1 de março de 2026.

No Brasil, a exposição já percorreu municípios situados em Belo Horizonte, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife, Amapá e Fortaleza.

A exposição busca levar o público à um mergulho nas camadas da memória como território vivo, coletivo e em constante reconstrução. Além disso, a mostra incentiva o diálogo sob múltiplas narrativas de “ser” uma mulher negra afro-diaspórica.