ENTRETENIMENTO


‘Ensaios da Anitta’: cantora antecipa carnaval e celebra brasilidade em novo EP

Pablo Vittar, Marina Sena, Nattan, Viviane Batidão e Felipe Amorim fazem parte do projeto

Foto: Divulgação/Assessoria

 

O carnaval já começou para ela! O aguardado EP “Ensaios da Anitta” foi lançado às 21h desta quinta-feira (04), com seis faixas inéditas que antecipam o clima da folia e celebram a diversidade musical da maior festa brasileira. Mas a poderosa não vem sozinha: uma seleção estrelada de artistas fazem participações especiais nas músicas. Nomes como Pabllo Vittar, Marina Sena, Felipe Amorim, Viviane Batidão, Nattan e outros.

As músicas serão incluídas no álbum de mesmo nome, já disponível nas plataformas musicais, lançado em dezembro de 2024. “A ideia é que, ano após ano, a gente vá alimentando esse projeto, transformando em um mega disco carnavalesco, sabe?”, explica a cantora.

E ela completa, celebrando a grande gama de ritmos e influências musicais que permeiam o EP: “Meu carnaval é feito de muitos ritmos e influências diferentes, vocês sabem. As novas músicas celebram essa riqueza toda. As batidas vão do funk ao tecnomelody, do piseiro à música eletrônica. Puro suco da festa mais brasileira do mundo”.

Parceria com o cearense Felipe Amorim e o produtor HITMAKER, a dançante “Gostosin” abre os trabalhos já oferecendo um vislumbre da multiculturalidade do projeto. A faixa mistura a levada do forró e do piseiro com a sonoridade do funk, que aqui surge influenciado pelo rave funk (típico das regiões sul e sudeste do país).

Felipe Amorim, que em 2025 emplacou o hit “Eu Vou na Sua Casa”, celebra a parceria: “Já conheço a Anitta há algum tempo, já estive em alguns Ensaios e estava na hora de vir uma música nossa, né? Todo mundo sempre pediu e o momento chegou, tô apostando muito em ‘Gostosin’, ela tem uma vibe que não deixa ninguém parado e Hitmaker também deu o nome”.

“Cheio de Vontade”, dueto com Priscila Senna, é outro exemplo dos encontros musicais que brilham no EP. A produção começa minimalista, um funk sensual. Mas, a partir do refrão, mergulha no brega pop característico da cantora pernambucana. “Tô na maldade/Com o corpo cheio de vontade/De você, amor”, cantam os versos.

O clima de parceria entre mulheres se reforça em “Só Pra Tu”, aguardada colaboração de Anitta com a paraense Viviane Batidão, conhecida como a Rainha do Tecnomelody. Revelada ao vivo no palco do Global Citizen Festival: Amazônia em novembro, a canção é o hino perfeito para o verão: dançante e bem-humorada.

“Gravar uma música com a Anitta foi um sonho realizado. ‘Só pra Tu’ une o tecnomelody e o pop do jeitinho que eu imaginava. A faixa tem coprodução musical assinada pelo maestro e amigo Rodrigo Camarão, que trouxe a identidade sonora que queríamos para essa parceria. Estrear essa música no primeiro Global Citizen Festival da América Latina, justamente onde este ritmo nasceu, foi histórico”, relembra a artista natural de Santa Izabel do Pará.

Outra produção que já havia sido revelada aos fãs é “Sede de Você”, dueto com o cearense Nattan. Anitta se encontrou com o músico em Las Vegas no último domingo (30), onde apresentaram a colaboração ao vivo, durante a gravação de um audiovisual do artista. O forró pop romântico e sensual da canção movimentou as redes e deixou os fãs curiosos para conferir a versão de estúdio.

Pocah e Lexa, frequentes colaboradoras de Anitta, também marcam presença na tracklist. “Brincadeira Gostosa” tem clima de baile funk carioca, com letra que é flerte puro: “Tu e meu copão no baile, é disputa acirrada/De quem me deixa mais louca, de quem deixa mais safada”.

Por sua vez, “Fala Quem É” reúne outro time de peso: Pabllo Vittar e Marina Sena cantam ao lado da girl from Rio neste batidão pop funk empoderado, que tem cara de pista de dança.

“Esse EP é feito de parcerias musicais incríveis. ‘Fala Quem É’ é um dos meus exemplos favoritos disso, já que une a força das artistas que participam, dando espaço pra cada uma se expressar de uma forma diferente. E tem também o funkzão que gravei com Pocah e Lexa, minhas amigas. É o tipo de música que nós dançaríamos juntas num momento de curtição, de festa… Eu amo!”, festeja a patroa.