ENTRETENIMENTO


Dona Florinda, viúva do criador de ‘Chaves’, participará do Domingo Legal no SBT

Expectativa é por falas sobre o legado de Roberto Goméz Bolaños

Foto: Florinda Meza – Divulgação

Florinda Meza, a eterna Dona Florinda do seriado Chaves e viúva de Roberto Gómez Bolaños, volta à TV brasileira após um longo período afastada dos holofotes no país. Neste domingo (30), ela será entrevistada por Celso Portiolli no Domingo Legal, do SBT, naquela que será sua primeira participação na televisão brasileira em muitos anos. A atriz promete revisitar momentos marcantes dos bastidores do programa, revelar lembranças pessoais e histórias inéditas, além de falar abertamente sobre seu relacionamento com Chespirito, com quem viveu uma trajetória de amor e parceria artística por décadas.

Existe uma grande expectativa de que Florinda faça críticas sobre os rumos da marca Chespirito nos últimos anos, principalmente pelo período em que as séries ficaram fora do ar em todo o mundo. Em agosto de 2020, o SBT – assim como qualquer outra emissora – precisou retirar Chaves da programação após um impasse jurídico. A Televisa detinha as fitas originais dos episódios, mas os direitos intelectuais dos personagens pertenciam ao Grupo Chespirito, comandado por Roberto Gómez Fernández, filho do criador. O grupo pediu um aumento no valor pago pela distribuição mundial da série, o que não foi aceito pela Televisa, resultando no fim do contrato e na retirada dos programas do ar.

Somente no segundo semestre de 2024 houve um acordo financeiro que permitiu a liberação novamente de Chaves, Chapolin e outras criações de Bolaños para transmissão. Agora, com a volta do seriado e o retorno de Florinda Meza à mídia brasileira, cresce a expectativa sobre o que ela vai dizer — e se revelará novos detalhes sobre os bastidores e o futuro do legado de Chespirito.