Carreira política de Gilberto Gil é tema de documentário que será lançado em 2026
Na produção, Gilberto Gil relembra momentos de sua vida como gestor público e visita locais emblemáticos de sua trajetória

Foto: Reprodução/Instagram @gilbertogil
Um novo documentário sobre a trajetória política de Gilberto Gil teve as filmagens concluídas e tem lançamento previsto para 2026. A produção, conforme a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, retrata a atuação do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura como gestor público e pensador, e revisita marcos de sua vida política e artística.
Dirigido por Diógenes Muniz (de Libelu – Abaixo a Ditadura) e Daniel Mello (de USP 7%), o filme traz Gil em visitas a locais emblemáticos, como o anfiteatro da Escola Politécnica da USP, onde se apresentou durante a ditadura militar. Em contraste, o documentário também mostra momentos como sua performance na sede da ONU, ao lado do então secretário-geral Kofi Annan.
A produção exibirá arquivos inéditos e depoimentos que evidenciam a relevância de Gil como figura pública e agente cultural, incluindo sua passagem pela Secretaria de Cultura de Salvador e pelo Ministério da Cultura no governo Lula.
O documentário é uma coprodução entre Vitrine Filmes, Boulevard Filmes e a Gegê Produções, empresa do próprio Gilberto Gil e de sua esposa, Flora Gil.