ENTRETENIMENTO


Carlinhos Brown vira alvo de críticas após comentário envolvendo Claudia Leitte no Carnaval 

Declaração no trio elétrico repercute nas redes e internautas apontam debate sobre intolerância religiosa 

Foto: TV Bahia

O cantor Carlinhos Brown se tornou assunto nas redes sociais depois de uma conversa com Claudia Leitte durante o Carnaval de Salvador. Em cima do trio elétrico, o artista afirmou à cantora: “Não ligue para aqueles que ficam dizendo que você não pode falar de Deus no Carnaval”. 

A fala ganhou grande repercussão porque acontece meses após Claudia Leitte modificar a letra de uma música e substituir a referência à divindade de matriz africana Iemanjá por Yeshua, nome associado a Jesus. A declaração de Brown foi rapidamente interpretada de forma negativa por parte do público. 

Internautas passaram a acusar o cantor de relativizar uma discussão sobre intolerância religiosa. Muitos destacaram que o ponto central da polêmica não seria a menção a Jesus, mas a retirada de elementos ligados às religiões de matriz africana, historicamente associadas ao surgimento do axé. 

“O problema não é falar de Jesus, mas usar Ele para apagar a cultura dos Orixás como ela fez”, escreveu um. “Quando Carlinhos Brown diz que ‘todo lugar tem que falar de Jesus’ em trio elétrico, ele ignora que o axé nasceu sobrevivendo a esse discurso”, disse um outro. “O que Brown tem de talentoso, tem de sem noção! Calado é um poeta”, pontuou mais um. 

Comentários nas redes apontaram que o gênero musical nasceu dentro de um contexto cultural ligado aos orixás e à tradição afro-baiana, motivo pelo qual a situação gerou debate entre fãs e usuários. 

Apesar das críticas, Carlinhos Brown demonstrou apoio à cantora. Em seu perfil no Instagram, ele publicou um vídeo ao lado de Claudia Leitte e escreveu uma mensagem carinhosa, dizendo que ela é daquelas pessoas que dá vontade de abraçar cantando e declarando afeto pela artista. 

“Claudinha é dessas que a gente vê e já quer abraçar cantando. Te amo, Claudia Leitte”. 

Confira: