ENTRETENIMENTO


Campeão olímpico que eliminou Keno Marley cai no doping e pode perder medalha

Uzbeque Lazizbek Mullajonov, algoz do brasileiro nas Olimpíadas de Paris, é flagrado com substância proibida em teste fora de competição

Foto: Assessoria

O boxeador Lazizbek Mullajonov, campeão olímpico da categoria até 92 kg nos Jogos de Paris 2024 e responsável por eliminar o brasileiro Keno Marley nas quartas de final, foi flagrado em um exame antidoping realizado fora do período competitivo.

A Agência Internacional de Testes (ITA) informou nesta semana que uma amostra coletada em 11 de junho de 2025 detectou metabólitos de metasterona, substância proibida listada na seção S1.1 da WADA (Agência Mundial Antidoping), que trata de esteroides anabolizantes. A metasterona é conhecida por promover ganho acelerado de massa muscular, aumento de força e resistência física, oferecendo vantagens injustas no desempenho esportivo.

O atleta foi formalmente notificado e tem o direito de solicitar a análise da amostra B. Caso a contraprova também apresente resultado positivo — ou, se ele optar por não realizá-la — a violação das regras antidoping será confirmada, podendo resultar na perda da medalha de ouro e na desclassificação dos resultados.

Mullajonov foi um dos grandes destaques do boxe olímpico em Paris, após nocautear o cazaque Nursultan Amanjolov em 2023 e vencer Kamshybek Konkabayev na final do Campeonato Asiático de 2022. Sua vitória sobre Keno Marley, em agosto de 2024, impediu o brasileiro de ganhar a tão sonhada medalha olímpica.