ENTRETENIMENTO


Café com História: Última edição reuniu nomes do mercado imobiliário baiano para celebrar o passado e projetar o futuro

Uma noite de trocas e reflexões marcou a última edição do projeto "Café com História", promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário Baiano (Ademi-BA)

Foto: Sandro Passos

Uma noite de trocas e reflexões marcou a última edição do projeto “Café com História”, promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário Baiano (Ademi-BA). O evento, realizado no Palacete Tirachapéu, reuniu importantes personalidades do setor imobiliário e da urbanização de Salvador para um mergulho profundo nos últimos 50 anos, conectando o passado com as projeções para o futuro.

A edição contou com a presença dos ex-presidentes da Ademi-BA: Manuel Suarez, Nilson Sarti e Luciano Muricy Fontes, e também dos engenheiros civis Reynaldo Loureiro, que também integra o conselho da Associação, e Gustavo Sá, associado. A mesa foi mediada pelo jornalista José Pacheco Maia Filho, que conduziu um diálogo rico em experiências e memórias.

Durante o encontro, foram revividos momentos que marcaram o desenvolvimento de Salvador, como a revitalização da Barra, a efervescência do Rio Vermelho, o surgimento de marcos como a Bahia Marina e o Aeroclube, e a expansão de bairros como Imbuí e Jardim de Alah. Os participantes também evidenciaram a participação da Ademi-BA em ações relevantes para o município, como a pioneira implementação do IPTU Verde em Salvador e a produção no Fórum de Sustentabilidade.

Gustavo Sá compartilhou sua satisfação com o evento: “Achei muito rica a discussão nesta noite. Considero importante trazer a história do mercado imobiliário, a história da Ademi-BA, que também é a história que eu vivi.”

Reynaldo Loureiro também avaliou a experiência de forma positiva: “O evento abordou a questão da deterioração em nosso estado, enfatizou a necessidade da perseverança e de atribuir um significado mais profundo às questões apresentadas.”

Para Nilson Sarti, “foi muito bom relembrar a história da Ademi-BA, especialmente do período em que fui presidente. Relembrei iniciativas que realizamos. É gratificante constatar a evolução das ideias e ver que a nossa abordagem transcende os limites temporais. Abrimos um espaço para reflexões sobre o futuro, que envolve a análise do passado, o fortalecimento das conquistas e a preservação dos fundamentos para as próximas gerações.”

Manuel Suarez elogiou a iniciativa e a valorização da entidade: “Acho que Cláudio e a diretoria estão fazendo um trabalho espetacular, valorizou a história da Ademi-BA e chamou a atenção para as questões da nossa cidade. Foi muito bom reencontrar ex-presidentes, diretores, colegas e amigos.”

O presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, fez um balanço do projeto “Café com História”: “Vivemos momentos de integração, descontração e, acima de tudo, respeito ao nosso passado e à memória da Ademi-BA. Nosso objetivo era valorizar a nossa história, mostrar para as pessoas a importância da Ademi-BA para a sociedade, e conseguimos.”

Representando a Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, o Superintendente de Rede, Sâmio Cassio, destacou a força da parceria: “A Caixa sempre será parceira da Ademi-BA porque a Ademi-BA é parceira da Bahia e do Brasil. É uma Associação que tem conduzido a construção civil com ambidestria, conciliando resultados, sustentabilidade e um olhar para o planeta.”

O conteúdo completo do projeto “Café com História” estará disponível em breve no canal oficial da Ademi-BA no YouTube, permitindo que um público ainda maior se conecte com essa rica trajetória.