ENTRETENIMENTO


Ator e diretor Robert Redford morre aos 89 anos

Norte-americano foi vencedor do Oscar e um dos maiores nomes da história de Hollywood

Foto: Reprodução/Instagram/@robertredfordofficialpage

 

O ator, diretor e ativista Robert Redford morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo New York Times, que citou comunicado de Cindi Berger, diretora executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK.

Segundo o texto, Redford morreu “nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava”. A família pediu privacidade neste momento.

Vencedor do Oscar e um dos maiores nomes da história de Hollywood, o ator norte-americano teve uma carreira sólida e respeitada. Brilhou desde os anos 1960 em clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976), tornando-se símbolo de carisma e elegância no cinema.

Atrás das câmeras, alcançou reconhecimento como diretor. Em 1980, venceu o Oscar por Gente como a Gente. Em 002, recebeu a estatueta honorária por ser considerado “inspiração para cineastas de todo o mundo”.

Fora das telas, deixou sua marca ao fundar o Instituto Sundance, responsável pelo Festival de Sundance, hoje uma das principais vitrines do cinema independente mundial.

Discreto na vida pessoal, Redford preferia viver recluso em seu rancho em Utah e foi pioneiro no engajamento ambiental e social em Hollywood, ainda que rejeitasse o rótulo de “ativista”.

Em 2018, anunciou a aposentadoria da carreira de ator, encerrando sua trajetória nas telas com O Velho e a Arma, no qual interpretou Forrest Tucker, um assaltante em seus últimos dias de carreira.