ENTRETENIMENTO


Artistas celebram o 1º Festival de Forró de Lençóis e destacam importância de valorizar a cultura nordestina

Adelmário Coelho e Léo Estakazero elogiam a iniciativa da prefeitura e do Governo do Estado e reforçam a necessidade de manter o forró vivo

Foto: Maria Eduarda Moreira/MundoBA

 

O clima foi de celebração e pertencimento durante o lançamento do 1º Festival de Forró de Lençóis, realizado nesta terça-feira (7), em Salvador. Entre os artistas presentes, Adelmário Coelho e Léo Macedo, vocalista da Estakazero, destacaram a relevância da iniciativa para a cultura nordestina e a alegria de ver o forró ganhando espaço na Chapada Diamantina.

“Lençóis é uma cidade aconchegante, amorosa, e ver uma gestão abraçando o forró dessa forma é extraordinário”, afirmou Adelmário. “Eu gostaria de ver essa atitude em todos os 417 municípios da Bahia. Sabemos das dificuldades sazonais que é a cultura,ainda, infelizmente, e a nossa luta é para quebrar realmente isso. Pela grandeza, pelo valor que tem esse nosso forró. Imagina se pudesse acontecer momentos como esse sempre? Isso é bom para a cidade e para fortalecer a cultura”, completou o cantor, que se disse “feliz em participar e disposto a contribuir sempre que for possível”.

Para Léo Macedo, o evento representa um movimento fundamental de valorização do ritmo e dos artistas locais. “O Festival de Forró de Lençóis não é importante só pra mim, mas pra todos nós que vivemos essa música. O casamento do forró com a Chapada Diamantina é perfeito. Esses festivais são essenciais porque o São João, apesar de grandioso, foi invadido por outros ritmos. Aqui, a gente tem o forró em sua essência, com artistas da Bahia sendo prestigiados e celebrando nossa cultura”, afirmou o vocalista da Estakazero.

Festival de Forró de Lençóis acontece nos dias 21 e 22 de novembro e reúne nomes como Adelmário Coelho, Estakazero, Fábio Carneirinho, Fulô de Mandacaru, Flor Serena, Chambinho do Acordeon, Marcelo Jeneci, Jó Miranda, Rennan Mendes, Forrózão do Capitão e Xamego da Thai, entre outros. Com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Embasa, o evento promete aquecer a Chapada Diamantina com dois dias de música, cultura e muita sanfona.