ENTRETENIMENTO


Ambulantes celebram avanços para a categoria no Festival Virada Salvador

Vendedores foram beneficiados com refeições em um Restaurante Popular, passagens de ônibus para a arena, banheiros climatizados, além de serviço de acolhimento aos filhos

Foto: Thais Tosta/Secom/Prefeitura de Salvador

 

Ambulantes que trabalharam durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2026, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, comemoraram os avanços disponibilizados pela prefeitura para valorização da categoria. Nesta edição da festa, os vendedores foram beneficiados com refeições em um Restaurante Popular montado no espaço do festival, com passagens de ônibus para a arena, banheiros climatizados para banho, além de serviço de acolhimento para os filhos e kits de vendas completos, incluindo cadeados dos reservatórios de bebida para assegurar as mercadorias.

O clima entre os comerciantes nesta quarta-feira (31), último dia do evento de Réveillon, era de satisfação por conta das melhorias nas condições de trabalho e, consequentemente, do crescimento exponencial das vendas. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 600 trabalhadores informais foram cadastrados para atuar nos festejos. Desse total, 505 foram ambulantes de isopor e, entre os demais, 60 foram baleiros, 10 baianas de acarajé, 10 vendedores em food trucks e 15 pipoqueiros.

Mãe e filha, Rita de Cássia Melo, 50 anos, e Carla Melo, 28 anos, trabalham juntas no festival há oito anos. Para a matriarca da família, que vive do comércio ambulante há mais de três décadas, as melhorias oferecidas na edição deste ano foram fundamentais para otimizar o fluxo das vendas.

“Estou no Festival desde quando era no Comércio. De lá para cá, muita coisa mudou. Antes, a gente era invisibilizado. Hoje, somos valorizados. Olha quanta coisa boa: refeições, transportes, equipamento bacana e com cadeado para guardar nossas bebidas e aquele colégio maravilhoso (Espaço Salvador Acolhe) que cuida das nossas crianças enquanto a gente trabalha. Vendi muito todos os dias e, graças a toda essa estrutura, trabalhei tranquila”, disse Rita de Cássia.

Diretor de Serviços da Semop, Alysson Carvalho destacou que todas as licenças passaram pelo processo de seleção virtual da secretaria, que realizou o cadastramento geral das atividades informais para todas as festas populares de 2025, incluindo o Festival Virada 2026. Segundo ele, o processo informatizado é apenas uma das muitas melhorias que beneficiaram a categoria.

“Podemos destacar, além de todos os benefícios anteriores, como o processo informatizado, a isenção de taxas, kits de trabalho e de higiene, locais para banho. Tivemos este ano o incremento do transporte coletivo gratuito em todos os dias do evento, além da alimentação servida dentro da própria arena, gratuita e com nutrição balanceada, para que todos tivessem as energias recarregadas para mais um dia de festa”, pontuou o diretor, que fez rondas de escuta diárias para ouvir as opiniões dos ambulantes.

“Foi um salto gigante no cuidado com os ambulantes da nossa cidade, que, com tantos benefícios, trabalham muito mais tranquilos, felizes e, consequentemente, conseguem atingir vendas superiores aos demais anos”, declarou o diretor da Semop.

A organização e a disposição das caixas de isopor ao redor da arena foram elogiadas pelo ambulante Fernando Borges, 49 anos, que trabalha comercializando bebidas na festa há oito anos.

“Está muito bom, todo mundo regular e trabalhando certo, do jeito que tem que ser. Gostei mesmo, a melhoria foi muito boa. Além disso, ofereceram muitos benefícios para a gente. Eu mesmo tomo banho aqui todo dia”, disse o vendedor, que já comemora o aumento das vendas em comparação ao festival passado.

Benefícios e qualificação – Os ambulantes que vendem bebidas passaram por qualificação antes do início das atividades com a participação da Semop, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Defensoria Pública, da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e dos patrocinadores da festa.

Dentro da arena, os ambulantes contam com banheiro climatizado para banho, além de um Restaurante Popular que serviu 1,3 mil refeições diariamente. Além disso, cada vendedor licenciado recebeu um kit com dois bonés, dois coletes, uma caixa grande com cadeado, um sombreiro e um banco. Este ano, foi incluído um kit higiênico, sandálias e cesta básica.