ELEIÇÕES


Presidente do TSE alerta para aumento de fake news no pleito deste ano

Cármen Lúcia participou de seminário sobre desinformação e segurança

Foto: Rousinei Coutinho/STF

 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, alertou nesta terça-feira (27) para o avanço da desinformação com a aproximação das eleições de 2026 e afirmou que a prática tem sido usada de forma maliciosa para gerar descrença e interferir na livre escolha do eleitor.

Ao abrir um seminário sobre segurança, comunicação e desinformação no processo eleitoral, a ministra ressaltou que as tecnologias não são nocivas por si mesmas, mas podem causar danos quando utilizadas para disseminar mentiras. “As tecnologias podem contaminar eleições pela captura da vontade livre do eleitor, com informações falsas divulgadas de forma estruturada”, afirmou.

Cármen Lúcia criticou tentativas de manipulação do eleitorado e disse que a dúvida “corrói as bases democráticas” do processo eleitoral. Segundo ela, é essencial garantir eleições íntegras, tranquilas e livres de pressões externas, evitando tumultos e violência.

A ministra permanece no comando do TSE até agosto, quando será substituída pelo ministro Nunes Marques. O seminário é voltado a servidores da Justiça Eleitoral que atuam na preparação do próximo ciclo eleitoral.

As eleições de 2026 terão primeiro turno em 4 de outubro e segundo turno, se necessário, em 25 de outubro. O TSE também conduz consulta pública sobre as regras eleitorais, com debates que incluem o combate à desinformação e o uso de inteligência artificial nas campanhas.