ELEIÇÕES


Pesquisa Quaest aponta Lula à frente em todos os cenários de 2º turno para 2026

Levantamento indica vantagem do presidente contra Flávio Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Caiado e Zema

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em todos os cenários de segundo turno testados para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (16). No confronto direto com Flávio Bolsonaro (PL), Lula soma 46% das intenções de voto, contra 36% do senador. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O levantamento também mostra vitória do petista em eventuais disputas contra outros nomes da direita. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 45%, frente a 35%. Em cenários semelhantes, o presidente marca 45% contra Ratinho Júnior (PSD), 44% diante de Ronaldo Caiado (União Brasil) e 45% frente a Romeu Zema (Novo).

Esta é a primeira pesquisa sem o nome de Jair Bolsonaro desde que o ex-presidente indicou Flávio como seu candidato para 2026. O estudo aponta ainda que 54% dos entrevistados consideram que Bolsonaro errou ao escolher o filho como candidato, e 62% afirmam que não votariam no senador para a Presidência.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança é de 95%. Além dos cenários eleitorais, o levantamento indica empate técnico entre aprovação (48%) e desaprovação (49%) do governo Lula.