ELEIÇÕES


ACM Neto confirma anúncio de chapa em março, cogita Coronel e rebate provocação de Wagner

Na Lavagem do Bonfim, ex-prefeito disse que a oposição está alinhada, ironizou as divisões do governo, rebateu a fala de Wagner sobre repetir 2018 e destacou a presença de Ronaldo Caiado no cortejo

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia em 2026, ACM Neto (União Brasil), informou nesta quinta-feira (15), durante a Lavagem do Bonfim, que a chapa do grupo de oposição será anunciada em março. Ele comentou que, diferente do que foi em 2022, a sua aliança política está “alinhada”.

ACM Neto ainda disse que aguarda a resolução dos problemas dentro do grupo do governo, e não descartou uma possível chegada do senador Angelo Coronel (PSD) ao seu grupo.

“Temos algumas hipóteses, mas a chapa, a gente só vai anunciar em março. Até porque eu não vou resolver o problema dos meus adversários, deixa eles baterem cabeça, se desentenderem, terem problema. A gente está muito tranquilo, nosso grupo está unido, nosso campo político alinhado, diferente da eleição passada […] Eu não sei se vai ser o Coronel, se vai ser o MDB, eu não sei quem vai ser”, afirmou o ex-prefeito da capital baiana.

Resposta a Jaques Wagner

Após o senador Jaques Wagner (PT) afirmar que Neto poderia repetir oque fez nas eleições de 2018, o vice-presidente do União Brasil afirmou que essa é a “maior vontade dele”.”É a vontade dele, coitado. Mas eu respeito o senador Jaques Wagner, jamais diria por exemplo, que ele, por qualquer motivo, não poderia ser candidato ao Senado. Respeito ele, não vou devolver com a mesma moeda. Honestamente, nesse caso, ele está muito enganado”, rebateu Neto.

No ano de 2018, ACM Neto flertou com a possibilidade de disputar o governo do estado. Na época, o então prefeito de Salvador iria se juntar com José Ronaldo (DEM), porém, acabou desistindo da ideia e seguiu na gestão da capital baiana.

A eleição consagrou a reeleição de Rui Costa (PT), ainda no primeiro turno, com 75,50% dos votos válidos contra apenas 22,26 % de José Ronaldo.

Presença de Caiado

ACM Neto também comentou sobre a presença do governador de Goiás e possível candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmando que ele é “uma pessoa que vive a Bahia há muitos anos”.

“Os políticos estão ao lado das pessoas para sentir o termômetro desse contato. E a presença de Caiado é algo muito natural, porque ele é, sem dúvida alguma, uma pessoa que vive a Bahia há muitos anos. É um grande líder político do meu partido, nós o convidamos para que estivesse aqui presente hoje, e ele vai caminhar conosco, mostrando que nós estamos todos muito fortalecidos para pensar no ano de 2026”, disse Neto.