ELEIÇÕES


Deputado diz que resultados do governo fortalecem Lula e vê oposição ‘desencontrada’

Zé Neto avalia cenário político após pesquisa e afirma que entregas econômicas e sociais começam a aparecer

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Zé Neto (PT) avaliou que o país vive em um “momento de entrega” e que os resultados do trabalho realizado pelo governo federal nos últimos anos começam a aparecer. A declaração foi feita nesta quinta-feira (18), ao comentar a divulgação de uma pesquisa do instituto Real Time Big Data que aponta o presidente Lula na liderança em todos os cenários simulados de primeiro turno para as eleições de 2026.

Segundo Zé Neto, mesmo diante de crises no Congresso Nacional, o balanço do governo é positivo. “Está começando a funcionar todo o trabalho realizado nos últimos três anos. Mesmo enfrentando crises no Congresso que não estão sendo fáceis, no geral a avaliação que a gente tem é que, com a reforma tributária aprovada, com vários processos econômicos importantes resolvidos, inflação em baixa, emprego em alta e PIB em alta, o país entra numa marcha mais acertada”, afirmou em entrevista ao MundoBA.

O deputado também destacou a atuação do Brasil no cenário internacional e os avanços internos. “O Brasil tem 500 comércios abertos pelo mundo, atravessou a crise com os Estados Unidos com maestria e bom diálogo, fez funcionar bem a COP e tem tido um cuidado grande com as políticas públicas internas”, disse. Para ele, programas sociais e investimentos em educação têm gerado impactos diretos na vida da população. “Estamos vendo o Bolsa Família dando resultado, milhões de pessoas saindo do programa, aumento do poder aquisitivo e saída do mapa da fome”, completou.

Ao comentar os números da pesquisa, Zé Neto ponderou que os levantamentos refletem o momento atual. “Eu acho que é melhor olhar menos para as pesquisas e olhar mais para o retrato do que a gente tá construindo e olhar também para o futuro que o ano que vem ainda tem muita coisa para solucionar e para entregar”, avaliou, citando a implementação da reforma tributária a partir de 2026 como um marco importante.

Sobre a oposição, o parlamentar foi crítico. “Quanto a nossa oposição, paciência. Eu quero falar pouco dela agora, mas acho que eles estão meio desencontrados, não falam de projeto, não dizem que querem para o Brasil e não oferecem alternativas para as críticas que fazem”, afirmou. Zé Neto também mencionou a recente articulação no Congresso em torno da dosimetria das penas. “Todo mundo sabe que foi uma articulação política tentando salvar a pele do ex-presidente que tentou golpear o Brasil. O caso deles é de polícia e de justiça”, declarou.

Por fim, o deputado ressaltou que o foco do governo segue sendo a preservação da democracia e a continuidade das entregas. “A pesquisa, por enquanto, está andando bem, mas vamos trabalhar mais para que o resultado da boca da urna seja o que esperamos, tanto na Bahia quanto no Brasil”, concluiu.