ECONOMIA


Warren Buffet deixa cargo de CEO da Berkshire Hathaway para planejar aposentadoria

Aos 95 anos, o maior investidor do mundo inicia período de transição na carreira, passando a ocupar um novo cargo na empresa

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O sucesso do conglomerado Berkshire Hathaway que atua em diversos setores com empresas e marcas vai mudar de mãos em 2026. O anúncio foi feito em novembro pelo Diretor Executivo da holding, Warren Buffett, que deixa o comando da empresa para ocupar o cargo de Presidente do Conselho, a partir desse momento, Greg Abel assume a função de CEO da companhia. O maior investidor do mundo agora passa a deixar o comando diário para começar a planejar sua aposentadoria.

As mudanças passaram a entrar em vigor com a chegada de 2026 e as atualizações de resultado para os investidores. Durante seis décadas, Warren, que também é o principal acionista da empresa, foi o principal responsável por transformar a fabricante de tecidos em um conglomerado avaliado em trilhões de dólares. Os anos no comando renderam um percentual de retorno acumulado de quase 5.000.000%, saltando de US$ 19 por ação, em 1965, para US$ 750 mil no período. As informações são do portal CNBC.

A decisão do maior investidor do mundo tem como princípio os avanços da sua idade. Aos 95 anos, o investidor indica sentir os efeitos da idade com dificuldades em realizar tarefas simples como ler e lembrar nomes com rapidez. A sucessão no cargo de CEO havia sido planejada por Warren. Ele espera que a capacidade de liderança de Greg que já opera outros negócios na holding possa liderar a empresa pelos próximos 20 anos.

Por fim, o criador da Berkshire Hathaway e maior acionista individual da companhia, agora espera que o império multibilionário continue a crescer, mesmo com a passagem de bastão. Focando também em atrair novos investidores pelo mundo.