ECONOMIA


Wagner diz estar orgulhoso com turismo: ‘Não bato continência para outras bandeiras’

Levantamento aponta que números do Nordeste e do Brasil já superam os do período anterior à pandemia

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Com faturamento de quase R$ 108 bilhões no primeiro semestre deste ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP), o setor de turismo no Brasil dá motivos para orgulhar quem ama o país, afirmou o senador Jaques Wagner (PT-BA).

“É muito gratificante ver os números do turismo brasileiro ganhando corpo, como mostraram recentes levantamentos. É um recorde atrás do outro”, afirmou. Os R$ 108 bilhões representam a maior cifra registrada na série histórica da entidade, que teve início em 2012.

“Ao contrário de muita gente por aí que bate continência para bandeira de outros países, tenho muito orgulho do Brasil e do povo brasileiro, que faz dessa terra o melhor lugar do mundo”, concluiu.

Ainda segundo o levantamento da FecomércioSP, que foi feito a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor alcançou o maior número de empregos formais no Nordeste em 2024: 433,3 mil postos, o que equivale a 18,6% das vagas do turismo em todo país.

A região tem participação recorde do turismo na economia no comparativo com as outras: 9,8% do PIB, o que pode ser explicado pelo sucesso do segmento sol e praia aliado a outras vertentes, como o turismo de negócios, o cultural, o religioso e o ecoturismo.