ECONOMIA


Tarifa zero não será implementada em 2026 e depende de estudos, diz Rui Costa

Ministro da Casa Civil afirmou que viabilidade da proposta ainda será avaliada pelo governo Lula

Foto: Wagner Lopes/Casa Civil

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, desmentiu nesta quarta-feira (8) especulações de que a tarifa zero no transporte público será implementada pelo governo já em 2026. Ele disse que a viabilidade da proposta ainda dependerá de estudos técnicos feitos a pedido do presidente Lula (PT).

“O presidente, na última reunião de ministros, apenas solicitou os estudos. Não tem nada programado para o ano que vem, nem para esse ano. Os estudos estão sendo feitos. Tem muitos teóricos que afirmam que isso é possível, mas o presidente apenas solicitou os estudos. Então não vamos botar a carroça na frente dos bois. Os estudos serão ainda apresentados ao presidente para avaliar a eventual viabilidade ou não, e de onde virão eventuais recursos”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Baiana FM, de Salvador.

“É bom a gente dizer exatamente o que vai fazer para que a informação precipitada não crie uma falsa expectativa na população”, declarou Rui Costa.

Em entrevista à Record na segunda (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a bandeira da tarifa zero deve integrar a campanha à reeleição de Lula no ano que vem, mas explicou ainda não haver previsão de custos ou prazo para a adoção do modelo.

“Nós estamos fazendo nesse momento uma radiografia do setor a pedido do presidente Lula. Ele sabe que esse tema é importante para os trabalhadores, para o meio ambiente e para a mobilidade urbana”, disse Haddad.