ECONOMIA


Serviços recuam 2,4% em abril na Bahia

Primeira queda do ano no setor de serviços contrasta com alta nas atividades turísticas

Foto: Assessoria/GOVBA

 

O volume de serviços na Bahia caiu 2,4% em abril, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Essa foi a primeira retração do setor em 2025, após três meses de resultados positivos. O número contrasta com a estabilidade da média nacional, que ficou em 0,2%.

A queda foi influenciada pela redução da confiança empresarial e pela menor movimentação de pessoas no consumo dos serviços. Em relação a abril de 2024, o setor baiano também teve retração de 2,2%, enquanto o país cresceu 1,8%.

Entre as cinco atividades analisadas, duas foram responsáveis pela retração: Serviços profissionais, administrativos e complementares: -7,5%, transportes, serviços auxiliares e correio: -2,0%. Em contrapartida, houve crescimento em: Outros serviços: +7,2%, serviços prestados às famílias: +1,8% e informação e comunicação: +0,2%

No acumulado de janeiro a abril, o setor cresceu 1,3% na Bahia, abaixo da média nacional de 2,2%.

Apesar da queda geral no setor de serviços, o turismo na Bahia manteve desempenho positivo. Em abril, houve leve retração de 0,4% frente a março — mês que havia registrado alta de 11,4%. No entanto, o estado continua em destaque quando se observam períodos maiores.

Comparado a abril de 2024, o turismo baiano cresceu 15,1%, a segunda maior alta do país. No acumulado do ano, o avanço é de 10,2%, terceira posição entre os estados, e superior à média nacional (6,4%).

Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 9,3%, também acima da média brasileira de 5,1%, mantendo a Bahia entre os líderes nacionais na atividade turística.