ECONOMIA


Serviços na Bahia ficam estáveis em junho, mas turismo mantém alta

Setor registra queda em relação a 2024, enquanto atividades turísticas crescem acima da média nacional

Foto: Rafael Martins/Gov-BA

 

O volume de serviços na Bahia registrou estabilidade relativa em junho, com recuo de 0,2% frente a maio, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado manteve a tendência do mês anterior (-0,3%) e ficou abaixo da média nacional, que subiu 0,3%.

Na comparação com junho de 2024, o setor caiu 2,8%, enquanto o país avançou 2,8%. O desempenho negativo foi puxado por Transportes (-6,1%), Serviços prestados às famílias (-5,7%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%). Entre os destaques positivos estiveram Outros serviços (+11,0%) e Serviços de informação e comunicação (+1,3%).

No segundo trimestre, houve retração de 2,0% frente ao mesmo período de 2024. Apenas Outros serviços (+7,8%) e Serviços de informação e comunicação (+0,6%) tiveram alta. No acumulado do ano, o crescimento foi de 0,2%, também abaixo da média nacional (2,5%).

Apesar da estagnação no setor, o turismo baiano manteve desempenho positivo. O índice de atividades turísticas caiu 0,4% em junho ante maio, mas cresceu 1,9% na comparação anual. No segundo trimestre, a alta foi de 9,7%, quarta maior entre os 17 locais pesquisados e acima da média do país (7,3%).