ECONOMIA


Salvador lidera geração de empregos no Nordeste em 2025

Capital baiana se mantém entre as cinco cidades que mais criam vagas formais no país, segundo o Caged

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

Entre janeiro e julho, a capital baiana registrou 23.897 novas vagas com carteira assinada, ocupando o 5º lugar no ranking nacional. Só em julho, foram 1.718 postos de trabalho criados.

No acumulado dos últimos 12 meses, Salvador gerou 28.806 empregos, ficando em 4º lugar no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Segundo a prefeitura, a cidade responde por 31% dos empregos formais criados em toda a Bahia em 2025. O setor de Serviços lidera as contratações, com destaque para a saúde e os serviços para edifícios e paisagismo. A construção civil também registrou forte crescimento.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, atribui os resultados aos investimentos em qualificação profissional, atração de empresas e desburocratização. Ela destacou programas como o Treinar Para Empregar, que já capacitou mais de 70 mil pessoas, e o Invista Salvador, voltado para simplificação de processos e novos negócios.

Outro projeto citado foi o Renova Centro, que promove a revitalização do Centro Histórico e incentiva a instalação de empresas na região. “Salvador vive um novo ciclo de desenvolvimento, e os resultados do Caged mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Mila Paes.