ECONOMIA


Recuo de Trump sobre tarifas restabelece mercado para exportações baianas, diz Jerônimo

Governo norte-americano anunciou a medida na quinta-feira (20)

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que exportadores da Bahia devem sentir impacto imediato da decisão dos Estados Unidos de retirar as tarifas de 40% sobre uma série de produtos exportados pela Bahia. Estão incluídos na lista carne e café, produtos importantes da pauta exportadora brasileira. Ao todo, são mais de 200 itens agrícolas e da pecuária, incluindo alguns fertilizantes à base de amônia.

A medida foi anunciada pelo governo norte-americano na quinta-feira (20).

Para Jerônimo, a retirada da taxação “merece ser comemorada” e representa um efeito direto “da atuação diplomática e da negociação habilidosa do presidente Lula, que jamais abriu mão do diálogo e da defesa de nossa soberania”. “A medida restabelece as condições para exportação de itens produzidos aqui, como carne, frutas, produtos de cacau, café, fertilizantes, minérios e minerais, combustíveis fósseis, petróleo e derivados”, escreveu em suas redes sociais.

 

“Celebro, especialmente, pela produção baiana que será beneficiada por essa decisão acertada, que fortalece nossa economia e os empregos. Trabalhamos para isso desde o início, sob liderança do presidente Lula e em diálogo com o setor produtivo baiano”, disse.

O governador disse que o recuo de Trump reforça a estratégia brasileira de recompor posições no comércio exterior. “Quando o Brasil assume posição de protagonismo, dialoga com inteligência e defende seus interesses, abrimos mercados e fortalecemos quem produz, na Bahia e no Brasil”, afirmou.