ECONOMIA


Receita liberará na sexta (23) consulta ao maior lote de restituição do IRPF da história

Receita Federal inicia consulta a lote histórico que beneficia 6,3 milhões de contribuintes

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

A Receita Federal disponibilizará a partir das 10h da próxima sexta-feira (23) a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2025. Este lote é considerado o maior da história, abrangendo 6,3 milhões de contribuintes e somando um valor total de R$ 11 bilhões. As restituições incluem também valores residuais de anos anteriores, com prioridade para contribuintes específicos.

A prioridade nos reembolsos, conforme informado pelo Fisco, será dada a contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida em conjunto com o uso do Pix. Embora essa não seja uma prioridade legal, ela foi adotada este ano para agilizar o processo de restituição. Os contribuintes poderão acessar a consulta por meio da página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada através do aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Os pagamentos começarão a ser realizados em 30 de maio, diretamente na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso não esteja na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Créditos não depositados devido a contas desativadas ficarão disponíveis por um ano no Banco do Brasil, podendo ser resgatados em qualquer conta bancária em nome do titular através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

Se o contribuinte não buscar a restituição dentro do prazo de um ano, será necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Neste caso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, finalmente, clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. Para mais informações, a Agência Brasil oferece atualizações e orientações em tempo real.