ECONOMIA


Petróleo fecha estável após anúncio da Opep+ e tensão geopolítica

WTI sobe 0,06% e Brent recua 0,03% em meio à cautela do mercado com oferta e conflitos internacionais

Foto: Ehder de Souza / Agência Petrobras

 

O mercado de petróleo encerrou o pregão desta terça-feira (7) próximo da estabilidade, após uma sessão marcada pela volatilidade e pela expectativa em torno da produção da Opep+ e das tensões geopolíticas envolvendo Rússia e Oriente Médio.

O barril do WTI, referência nos Estados Unidos, teve leve alta de 0,06%, cotado a US$ 61,73, enquanto o Brent, negociado em Londres, caiu 0,03%, fechando a US$ 65,45.

A estabilidade ocorre após o cartel e seus aliados anunciarem um aumento de produção menor do que o esperado. Analistas avaliam, no entanto, que a medida ainda pode pressionar os estoques globais. “Os cortes parecem grandes o suficiente para inclinar os balanços globais em direção de baixa”, destacou a consultoria Ritterbusch.

O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak negou que o grupo tenha discutido elevar a produção acima de 137 mil barris por dia em novembro.

Além da política de oferta, o mercado acompanha os desdobramentos de ataques de drones que atingiram uma refinaria na Rússia e as negociações de paz entre Israel e Hamas no Egito, fatores que mantêm os investidores atentos à estabilidade do setor energético.