ECONOMIA


Petróleo fecha em alta com dólar fraco após incertezas de encontro Rússia-Ucrânia

Mercado permanece com cautela diante da possibilidade remota de negociação entre Putin e Zelenski

Foto: Reprodução/Freepik

 

O mercado do petróleo fechou em alta nesta sexta-feira (22), acumulando ganhos pela terceira sessão consecutiva, impulsionado pela queda do dólar e por dúvidas sobre a efetivação de um possível encontro entre os presidentes, Vladimir Putin e Volodimir Zelenski. A valorização menor do dólar, em relação ao discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em Jackson Hole, animou investidores com a perspectiva de que cortes de juros nos EUA possam acontecer em setembro.

Na Nymex, o barril do tipo WTI para outubro avançou 0,22%, sendo cotado a US$ 63,66, enquanto o Brent para novembro subiu 0,14%, encerrando o dia a US$ 67,22. Essa performance representa ganhos semanais de 1,36% e 2,08%, respectivamente, sugerindo um comportamento firme da demanda apesar do cenário volátil.

Muitos investidores permanecem cautelosos enquanto não houver sinal claro de avanço nas negociações entre Rússia e Ucrânia, especialmente com a possibilidade de novas sanções ou mudanças na oferta de petróleo russo no mercado global. “A queda do dólar favorece as commodities, mas a verdadeira sustentação dos preços depende da evolução política”, resume Dennis Kissler, da BOK Financial