ECONOMIA


Petróleo cai com temor sobre economia dos EUA

Preços recuam após Fed cortar juros e sinais de desaceleração no mercado americano

Foto: Pixabay

 

Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira (18), influenciados por preocupações com a economia dos Estados Unidos. A retração veio um dia após o Federal Reserve (Fed) reduzir a taxa de juros pela primeira vez no ano.

O petróleo Brent recuou 0,8%, encerrando o dia a US$ 67,44, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) também caiu 0,8%, fechando a US$ 63,57.

O corte de 0,25 ponto percentual nos juros foi interpretado como uma resposta à desaceleração econômica. “Eles fizeram isso agora porque claramente a economia está desacelerando”, avaliou Jorge Montepeque, do Onyx Capital Group.

Apesar de uma queda nos pedidos de auxílio-desemprego, outros indicadores mostraram fragilidade no mercado americano. A construção de casas unifamiliares atingiu o menor nível em dois anos e meio, sinalizando dificuldades no setor imobiliário.

Além disso, o aumento de 4 milhões de barris nos estoques de combustíveis dos EUA superou as expectativas do mercado, reforçando preocupações sobre baixa demanda no maior consumidor de petróleo do mundo.