ECONOMIA


‘Não vamos ser exportadores de minerais críticos’, diz Lula

Recursos despertam interesse dos Estados Unidos e foram cogitados para negociar tarifas

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (24) que o Brasil pretende se industrializar para usar por conta própria as commodities encontradas em seu território.

“Nós não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar no nosso país, para que o nosso país possa ganhar esse dinheiro”, disse o presidente durante discurso no encerramento do encontro empresarial Brasil-Moçambique, em Maputo, capital moçambicana.

Os minerais críticos despertam interesse dos Estados Unidos e foram cogitados na negociação da sobretaxa de 40% imposta pelos americanos aos produtos brasileiros.

No mês passado, Donald Trump e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, assinaram acordo de fornecimento e cooperação no uso de terras raras e minerais críticos encontrados no país asiático.

Conjunto de 17 elementos químicos, as terras raras são imprescindíveis para a indústria e podem ser encontradas em abundância no Brasil. A China processa mais de 90% destes minerais no mundo, o que dá vantagem tecnológica ao país governado por Xi Jinping.