ECONOMIA


Montadora chinesa garante permanência no Brasil mesmo com vendas fracas e planeja reestruturação global

Desde a chegada ao mercado brasileiro, em novembro de 2024, a Neta Auto vendeu apenas 51 veículos

Foto: Divulgação

 

A montadora chinesa Neta Auto confirmou que manterá as operações no Brasil, mesmo com o desempenho comercial abaixo das expectativas no país. Ao todo, ela conta com duas concessionárias em território nacional: uma em Juazeiro (norte da Bahia) e outra no Rio de Janeiro. Mas, desde a chegada ao mercado brasileiro, em novembro de 2024, a empresa vendeu apenas 51 veículos, com apenas cinco emplacamentos registrados em maio de 2025, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

O número de vendas contrasta com o estoque de aproximadamente 800 unidades armazenadas no porto de Cariacica, (ES). Neste cenário, a companhia informou estar desenvolvendo novas estratégias comerciais, como a possibilidade de vendas diretas, e reativou as redes sociais e o site oficial dele, que estavam fora do ar.

Controlada pela Hozon, a Neta enfrenta uma crise profunda na China, com dívidas estimadas em US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 8 bilhões) e produção paralisada desde fevereiro de 2025. No mesmo mês, a empresa fabricou apenas 740 unidades. As vendas caíram 98% no mercado chinês, levando ao encerramento da sede anterior, reduções salariais de até 75% e envolvimento em mais de 400 disputas judiciais, incluindo cerca de 90 processos de execução.

Em comunicado, a Neta Auto Brasil informou que está inserida em um processo global de reorganização estratégica e administrativa, com apoio do governo chinês e negociações com novos investidores. Como parte desse esforço, a empresa implementou um plano de “dívida em troca de participação” com fornecedores, já concluído em mais de 50%. Por última, ela reforçou que o Brasil segue sendo um dos focos prioritários da companhia, e garantiu a continuidade dos serviços de vendas, pós-vendas e fornecimento de peças no país.