ECONOMIA


JBS anuncia investimento de US$ 150 milhões e cria plataforma multiproteínas no Oriente Médio

Projeto prevê produção de carne bovina, aves e cordeiro e amplia presença global da companhia

Foto: Assessoria/JBS

 

A JBS anunciou a criação de uma plataforma multiproteínas em Omã, no Oriente Médio, com foco na produção de carne bovina, aves e cordeiro. O projeto envolve um investimento de US$ 150 milhões e marca a entrada da companhia em mais um mercado estratégico, ampliando sua atuação para 26 países.

A iniciativa ocorre por meio da aquisição de 80% de participação em uma holding de alimentos recém-criada, que reúne dois ativos produtivos no país. Os outros 20% permanecem com a Oman Food Capital (OFC), braço de investimentos em alimentos e agronegócio da Oman Investment Authority (OIA), fundo soberano do Sultanato.

A joint venture tem como objetivo estruturar um polo regional de produção de proteínas, alinhado à Visão 2040 de Omã, com foco na segurança alimentar e no posicionamento do país como centro exportador de produtos halal para diferentes mercados.

Os recursos serão destinados, principalmente, à conclusão da fábrica integrada de aves da A’Namaa, localizada em Ibri, no norte do país, e da unidade de processamento de carne bovina e cordeiro da Al Bashayer, em Thumrait, no sul de Omã.

Com a operação em pleno funcionamento, a capacidade industrial estimada é de cerca de 300 mil toneladas por ano, o equivalente ao processamento diário de mil cabeças de gado, cinco mil cordeiros e 600 mil frangos. A produção de carne bovina e cordeiro deve começar em até seis meses, enquanto a de aves está prevista para até 12 meses, após a conclusão da transação, que ainda depende de aprovações regulatórias.