ECONOMIA


Japão pode abrir mercado para carne bovina brasileira ainda em 2025, diz ministro Fávaro

Aberto ou não, acordo nipônico representa uma frente estratégica para o agronegócio brasileiro em meio ao aumento de tarifas dos EUA

Foto: Mapa/iStock

 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Japão está prestes a autorizar a importação de carne bovina do Brasil ainda neste ano, o que, segundo ele, poderá representar um avanço significativo para o setor exportador. “Está avançando rapidamente. Algo que estava paralisado há mais de 25 anos agora está muito próximo de acontecer, restam apenas alguns detalhes”.

Segundo entrevistas, as negociações avançam e o Japão exige um conjunto de protocolos sanitários, como o reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, para autorizar o acesso. Especialistas destacam que uma liberação nipônica sinalizaria alta qualidade dos produtos brasileiros e abriria acesso a outros mercados rigorosos. 

O momento é estratégico: o Brasil enfrenta um conjunto de tarifas elevadas impostas pelos EUA e busca diversificar os destinos de exportação. A abertura do mercado japonês, que exige alto nível de exigência, pode atenuar riscos e ampliar as oportunidades para a carne bovina nacional.