ECONOMIA


Itaú fecha agência em Salvador e transfere mais de 24 mil clientes

Unidade de Paripe encerra atividades após protestos

Foto: Reprodução/ShutterStock

 

O banco Itaú encerrou, nesta sexta-feira (7), as atividades da agência localizada na Avenida Afrânio Peixoto, em Paripe, na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A unidade, que registrava grande movimento diário, foi fechada mesmo após protestos de moradores e funcionários contrários à decisão.

Com o encerramento, mais de 24 mil clientes da agência serão transferidos para a unidade da Calçada, situada a cerca de 14 quilômetros de distância. O banco funcionou pela última vez na quinta-feira (6), um dia depois de bancários realizarem manifestação em frente à sede.

Segundo Luciana Dória, diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, muitos correntistas não foram avisados do fechamento. “Não havia qualquer comunicado na porta da agência. A população foi pega de surpresa”, afirmou.

A unidade de Paripe atendia cerca de 22 mil correntistas e 2 mil beneficiários do INSS, prestando serviços a uma região com mais de 280 mil habitantes. O sindicato alerta que boa parte desses clientes ainda depende do atendimento presencial, tendo pouco acesso aos canais digitais.

Nos últimos cinco anos, o Itaú fechou 70 agências na Bahia, o que, segundo a categoria, tem reduzido as opções de atendimento e dificultado o acesso de comunidades mais periféricas aos serviços bancários.