ECONOMIA


Importações da China geram 5,2 milhões de empregos no Brasil, aponta estudo

Relatório destaca o impacto positivo do comércio bilateral na economia brasileira

Foto: Alan Santos/PR

 

Um estudo recente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) revelou que as importações de produtos chineses geraram 5,2 milhões de empregos no Brasil em 2024. O levantamento apontou que mais de 40 mil empresas brasileiras adquiriram mercadorias da China, evidenciando a importância do comércio bilateral no mercado de trabalho nacional.

Camila Amigo, pesquisadora e uma das autoras do estudo, destacou que os investimentos de fabricantes chineses no exterior oferecem ao Brasil uma oportunidade de se beneficiar das mudanças nas cadeias globais de suprimentos. Esse impacto positivo reflete-se no desempenho da China no comércio internacional, com um aumento de 3,5% no valor total das importações e exportações do país entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o ano anterior.

A indústria de manufatura avançada sustentou esses resultados, com destaque para as exportações de produtos eletromecânicos, que cresceram 9,2%, representando mais de 60% das vendas externas da China. Entre os destaques, os circuitos integrados tiveram um aumento de 23,3%, e os automóveis, de 11,9%.