ECONOMIA


Ibovespa cai após anúncio sobre pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026

Índice perdeu 4 mil pontos em minutos e interrompeu sequência de recordes; dólar também dispara no dia

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

 

O Índice Bovespa (Ibovespa), principal medidor do desempenho da bolsa brasileira, caiu 4 mil pontos por volta das 14h desta sexta-feira (5), após o anúncio sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) ter sido o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Presidência da República em 2026. O índice recuou rapidamente de 165 mil pontos, seu recorde intradiário, para 161 mil pontos.

A bolsa caminhava para fechar a semana com o quarto recorde consecutivo, mas a brusca virada obrigou o mercado a buscar fôlego para evitar uma queda expressiva. Na quinta-feira (4), o Ibovespa havia ultrapassado os 164 mil pontos, reflexo da reação dos investidores ao desempenho fraco do Produto Interno Bruto (PIB).

O PIB do terceiro trimestre avançou apenas 0,1%, com desaceleração do setor de serviços, abaixo da expectativa de 0,2% do mercado. O número reforçou as apostas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) pode optar por reduzir a taxa Selic, diante de sinais de acomodação da atividade econômica.

Atualmente, a Selic está em 15% ao ano, como parte da estratégia para conter o consumo e levar a inflação ao centro da meta de 3%. O IPCA acumulado em 12 meses está em 4,68%.

O dólar também opera em forte alta nesta sexta-feira, avançando 1,73% e retornando ao patamar de R$ 5,40.

O anúncio foi feito pelo próprio senador nas redes sociais, onde ele agradeceu a missão dada por sei pai, que cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado na Superintendência da Polícia Federal, Brasília.

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu.