ECONOMIA


Ibovespa cai 1% com temor de tarifa dos EUA e fecha no menor nível em três meses

Expectativa negativa sobre possível imposto de 50% sobre produtos brasileiros afeta bolsa

Foto: Reprodução/Freepik

 

O Ibovespa registrou queda de 1,04% nesta segunda-feira (28) e fechou aos 132.129 pontos, o menor patamar desde 22 de abril. Foi a terceira baixa consecutiva do índice, puxada pela falta de avanços nas negociações com os Estados Unidos, que planejam impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir desta sexta-feira.

Sem qualquer sinal de recuo por parte do governo norte-americano, o mercado operou com volume financeiro de R$ 17,64 bilhões, abaixo das médias mensais e anuais. A incerteza também aumentou a volatilidade entre papéis de empresas que têm forte presença nos Estados Unidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou para que Donald Trump reconsidere a medida, mas até agora não houve abertura para diálogo, diferentemente de outras economias que já conseguiram acordos com Washington.

Entre os destaques do pregão, ações da Vale (VALE3) caíram 0,97% com a queda do minério na China, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) recuou 4,27% após rebaixamento do Citi. Já Petrobras (PETR4) subiu 0,13%, beneficiada pela alta do petróleo. No mês, o Ibovespa acumula baixa de 4,84%.